início » Principais 5 ações de genética da NASDAQ (Atualizado em março de 2023)

Principais 5 ações de genética da NASDAQ (Atualizado em março de 2023)

O setor de genética apoia todas as outras indústrias de ciências da vida de várias maneiras.

Uma de suas principais contribuições é a descoberta de novos impulsionadores genéticos de doenças. Os testes genéticos cresceram substancialmente nos últimos anos graças aos avanços na tecnologia; o crescimento também foi impulsionado pelo aumento de doenças crônicas e pelo desenvolvimento contínuo de kits de teste para áreas terapêuticas com necessidades médicas não atendidas.

A terapia genética também impulsiona o crescimento no mercado geral de genética. Estima-se que em 2022 esse mercado valia US$ 7,54 bilhões e, segundo a Grand View Research, espera-se que alcance impressionantes US$ 29,47 bilhões até 2030, crescendo a uma taxa composta anual de 19,1% durante esse período.

Este importante setor do mercado de ciências da vida está focado em como os genes podem ajudar a tratar ou prevenir condições graves em pacientes. Isso inclui o potencial para os profissionais de saúde implementarem a terapia genética no nível celular, em vez de usar medicamentos ou cirurgias, substituindo genes “defeituosos” por novos para potencialmente curar doenças.

Empresas farmacêuticas e de biotecnologia muitas vezes se aventuram na genética, juntamente com suas disciplinas principais, o que significa que algumas empresas também podem ter operações em outras áreas. As principais ações de genética da NASDAQ listadas abaixo têm produtos relacionados à terapia genética, testes genéticos, cânceres geneticamente definidos e doenças genéticas raras. Os dados desta lista foram coletados em 30 de março de 2023, usando o screen de ações do TradingView, e as principais ações de genética da NASDAQ estão listadas em ordem de melhor desempenho no acumulado do ano.

1. Ambrx Biopharma (NASDAQ: AMA)
    Ganho no acumulado do ano: 316,74%; capitalização de mercado: US $ 387,73 milhões; preço das ações atual: US $ 8,96
    Através de sua plataforma de tecnologia de código genético expandido, a biopharma em fase clínica Ambrx Biopharma está descobrindo e desenvolvendo terapias de precisão projetadas. O portfólio da empresa de programas clínicos avançados e pré-clínicos é projetado para melhorar a eficácia e a segurança no tratamento de várias indicações de câncer, como cânceres de próstata e mama. Em março, a Ambrx divulgou resultados positivos de um estudo clínico de Fase 3 de seu candidato a conjugado medicamento-anticorpo proprietário ARX788, que visava o câncer de mama metastático positivo para HER2. A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA concedeu designação de fast-track para ARX788 em câncer de mama metastático positivo para HER2 e designação de medicamento órfão para ARX788 em câncer gástrico, enquanto a Administração Nacional de Produtos Médicos da China concedeu designações de terapia inovadora a ARX788 em câncer de mama.

2. Biomea Fusion (NASDAQ: BMEA)
    Ganho no acumulado do ano: 279,9%; capitalização de mercado: US $ 945,99 milhões; preço atual da ação: US $ 31,95
    A empresa de biotecnologia em fase clínica Biomea Fusion, com seu sistema proprietário FUSION, descobriu, desenvolveu e avançou um pipeline de agentes terapêuticos de ligação covalente com foco em cânceres geneticamente definidos e doenças metabólicas. Seu principal candidato a medicamento em investigação, BMF-219, é um inibidor de menin covalente com indicações oncológicas e de diabetes tipo 2 em três ensaios clínicos em andamento: um estudo de Fase 1 para seu uso no tratamento de várias leucemias, linfoma de grandes células B e mieloma múltiplo; um estudo de Fase 1/1b para uso no tratamento de câncer de pulmão não pequenas células, câncer colorretal e adenocarcinoma ductal pancreático; e um estudo de Fase I/II de diabetes tipo 2. Em 2023, a Biomea Fusion planeja avançar todos os três programas e fornecer vários resultados de ensaios clínicos ao longo do ano. Os investidores também podem aguardar o desenvolvimento de seu segundo candidato a produto, BMF-500, para ensaios clínicos, com a expectativa de arquivamento de novo medicamento em investigação na primeira metade do ano.

3. Tempest Therapeutics (NASDAQ: TPST)
    Ganho no acumulado do ano: 144,54%; capitalização de mercado: US $ 24,71 milhões; preço atual da ação: US $ 2,91
    A Tempest Therapeutics é uma empresa de oncologia em estágio clínico que está avançando terapias com pequenas moléculas que modulam vias de imunidade antitumoral com potencial para tratar uma ampla gama de tumores. O portfólio da empresa consiste em programas clínicos em várias fases, desde pesquisas iniciais até estudos globais em investigação. A Tempest está aguardando uma série de catalisadores em 2023, incluindo a liberação de dados de um estudo randomizado de primeira linha com a Roche Holding (OTCQX: RHHBF, SWX: ROG) para seu candidato a medicamento TPST-1120, que visa o carcinoma hepatocelular, e dados clínicos de Fase 1 para seu antagonista de receptor de prostaglandina TPST-1495 EP2 / 4, que visa múltiplos tipos de tumores sólidos.

4. Reneo Pharmaceuticals (NASDAQ: RPHM)
    Ganho no acumulado do ano: 140,51%; capitalização de mercado: US $ 140,09 milhões; preço atual da ação: US $ 5,70
    A Reneo Pharmaceuticals é uma empresa em estágio clínico que trabalha para desenvolver e comercializar terapias para pacientes com doenças raras de origem genética mitocondrial. Seu principal candidato a produto é o mavodelpar, que demonstrou aumentar a transcrição de genes envolvidos na função mitocondrial e aumentar a oxidação de ácidos graxos; também pode aumentar a produção de novas mitocôndrias. Em março, a Reneo alcançou a meta de recrutamento para seu estudo STRIDE de mavodelpar em miopatias mitocondriais primárias. A empresa espera divulgar dados principais no quarto trimestre e, em 2024, submeterá esses dados, juntamente com informações de segurança a longo prazo, à FDA e à Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

5. Reata Pharmaceuticals (NASDAQ: RETA)
    Ganho no acumulado do ano: 133,09%; capitalização de mercado: US $ 3,33 bilhões; preço atual da ação: US $ 90,02
    A Reata Pharmaceuticals, sediada no Texas, é uma empresa de biotecnologia que desenvolve terapias inovadoras para uma variedade de doenças crônicas potencialmente fatais com necessidades terapêuticas não atendidas. O pipeline da empresa visa vias moleculares envolvidas na regulação do metabolismo celular e inflamação. O Skyclarys (omaveloxolona) da Reata recentemente recebeu aprovação da FDA para o tratamento da ataxia de Friedreich, uma doença neuromuscular debilitante. O medicamento está em revisão pela EMA. A empresa também está desenvolvendo o bardoxolone metil para o tratamento de pacientes com doença renal crônica e cemdomespib para o tratamento de pacientes com dor neuropática diabética.

Não se esqueça de nos seguir @INN_LifeScience para atualizações de notícias em tempo real!
    Divulgação de Valores Mobiliários: Eu, Melissa Pistilli, não tenho interesse de investimento direto em nenhuma empresa mencionada neste artigo.